Diversidade feminina é prioridade

As mulheres representam apenas 32% da força de trabalho global do setor de energia renovável. Esse número surpreendente foi divulgado pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) e mostra como, apesar delas já terem conquistado grandes espaços, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

É preciso que as organizações implementem ações que permitam que mais mulheres ocupem cargos diversos para que a sociedade e o mercado de trabalho saiam ganhando. Organizações que valorizam o trabalho feminino e incentivam o crescimento das colaboradoras contam com visões plurais e impulsionam a inovação, além de construírem um ambiente mais inclusivo, acolhedor e inspirador para todos.

Nesse contexto, vale destacar que companhias com diversidade de gênero têm 15% mais chances de ter rendimentos acima da média e 21% mais chances de obter retornos financeiros acima da média, conforme apontado por relatório realizado pela McKinsey & Company.

Além disso, é essencial que a equidade de gênero atinja todos os níveis corporativos, principalmente em cargos de diretoria e gerência para que as mulheres tenham voz ativa.

De acordo com o relatório The Ready-Now Leaders, da Ong Conference Board, empresas com pelo menos 30% de mulheres em cargos de liderança têm 12 vezes mais chance de estarem entre as 20% melhores em desempenho financeiro. Já uma pesquisa realizada pela Leadership Circle com base nas análises de mais de 84 mil líderes e 1,5 milhão de avaliadores mostra que as lideranças femininas aparecem com mais eficácia do que os colegas homens em todos os níveis de gerenciamento e faixas etárias.

Presença feminina na EDF Renewables

A EDF Renewables tem orgulho de seguir firme no seu compromisso em atuar como agente de inclusão e mudança positiva criando um ambiente de trabalho plural e inspirador. A companhia tem um quadro geral de colaboradores composto por 45% de mulheres, sendo a sua diretoria 40% feminina. Além disso, a EDF Renewables tem a meta local de atingir, até 2030, 50% de mulheres na companhia.

Para engajar os colaboradores, a companhia investe em ações de conscientização que buscam estimular a reflexão e o debate sobre os temas relacionados ao universo feminino no ambiente corporativo e no setor de energia. Durante os últimos anos foram realizados cafés da manhã com a presidência, palestras e ações interativas, que discutiram o machismo vivido no mercado de trabalho, os estereótipos de gênero, o valor da educação em prol da equidade e a importância de ter mulheres em posições de liderança para representatividade e inspiração.

Pesquisa

Explore as categorias

Tags

Voltar

Últimos Posts