O Natal chegou em Serra das Almas!
O espírito natalino esteve presente nas comunidades vizinhas ao Parque Eólico Serra das Almas. O complexo, localizado nos municípios de Urandi, Licínio de Almeida e Jacaraci, no sudoeste da Bahia, realizou, no fim de dezembro, uma programação especial de Natal para as comunidades vizinhas, proporcionando momentos de celebração e, principalmente, o fortalecimento do relacionamento entre as comunidades e o empreendimento.
Ao longo de dois dias, o evento reuniu cerca de 400 crianças de 15 comunidades. A programação contou com apresentações culturais dos grupos Cantaqui Contaculá e Grupo Tuia, que trouxeram canções natalinas populares e da cultura brasileira, envolvendo as famílias em um clima de alegria e união. Além disso, foram realizadas oficinas de pintura, distribuição de lanches e a aguardada visita do Papai Noel, que distribuiu brinquedos educativos, promovendo momentos inesquecíveis para as crianças.
“Para mim é uma alegria muito grande estar aqui neste evento. É uma parceria muito especial e de grande importância. É a primeira vez que o Natal das crianças vai ser maior na nossa comunidade”, compartilha Marieta, presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da comunidade de Casa Nova, Boa Esperança e vizinhança.
Compromisso com a região
O Parque Eólico Serra das Almas realiza diversas ações que buscam gerar um impacto positivo na região. No município de Licínio de Almeida, por exemplo, o complexo implementou o Projeto Horta nas Escolas.
A iniciativa tem o objetivo sensibilizar estudantes, professores e famílias da região sobre a sustentabilidade e o consumo consciente, além de incentivar a alimentação saudável. Também reforça a importância da segurança alimentar e nutricional, assim como o valor de cultivar o próprio alimento utilizando técnicas de manejo ecológico, sem o uso de insumos químicos. A ação conta com atividades teóricas e práticas.
O Projeto Horta nas Escolas também foi desenvolvido por outros empreendimentos da EDF Renewables no Brasil como o Parque Eólico Folha Larga, nas localidades de Caraíbas, Poços, Tiquara, Belas, Campo Frio, Pouso Alegre e Caatinguinha, na Bahia, como parte do Programa de Educação Ambiental.
Além disso, o espírito solidário faz parte do dia a dia do complexo. O parque apoiou, em 2024, a ação de voluntariado Projeto Ventos da Inclusão – Construindo Oportunidades, liderada pela SK, que traz soluções de infraestrutura para um mundo sustentável. A iniciativa teve como objetivo melhorar a infraestrutura da sede da Associação Urandiense dos Portadores de necessidades Especiais (AUPNE), que atende pessoas com deficiência visual, auditiva e seus familiares, antes do início dos cursos de braile e libras oferecidos pela organização.
Para saber mais sobre os projetos sociais e ambientais apoiados e promovidos pela EDF Renewables Brasil, clique aqui e aqui.