Parque Eólico Serra do Seridó promove projeto de agricultura sustentável no Seridó Paraibano

Rio de Janeiro, 07 de novembro de 2024 – O Parque Eólico Serra do Seridó promove o Edital de Projetos de Agricultura Sustentável na região do Seridó Paraibano. A iniciativa tem como principais objetivos impulsionar a produção rural familiar, ampliar a geração de renda, fortalecer a qualidade de vida e a estabilidade das comunidades da área de influência.

As temáticas abordadas pelo edital são a agricultura sustentável e o manejo de água em propriedade rural. O processo conta com três etapas, sendo a capacitação e elaboração das propostas, a seleção e, por fim, a implantação dos projetos selecionados. Participam do Edital de Projetos grupos formais e informais dos municípios de Santa Luzia, Junco do Seridó, Assunção e Salgadinho.

O Parque Eólico Serra do Seridó representa o primeiro projeto da EDF Renewables na Paraíba e temos bastante orgulho em atuar na região. Com o lançamento do edital, acreditamos que será possível impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico e social das comunidades do local, além de conscientizar sobre a importância de preservar os recursos naturais e praticar a sustentabilidade no dia a dia”, comenta Alexandre Azevedo, diretor de Novos Negócios da EDF Renewables.

Durante a realização do edital, o Parque Eólico Serra do Seridó conta com a parceria da Transforma.aí, consultoria que dá o suporte para as atividades de planejamento, execução e monitoramento, auxiliando todos os participantes nas diferentes etapas.

Entre setembro e outubro, foram realizados três encontros de capacitação para falar sobre agricultura orgânica familiar, produção rural e manejo da água no semiárido, além de conteúdo sobre a elaboração de projetos comunitários para produção rural sustentável. As oficinas foram realizadas nas comunidades de Serra de Santana, Barra, Exú, Samambaia e Cajazeiras 3. A primeira rodada contou com a participação de 74 moradores, enquanto o segundo e o terceiro módulos tiveram, respectivamente, 66 e 46 participantes. Nos workshops foram debatidos temas como a produção sustentável de alimentos orgânicos, o estímulo ao associativismo e cooperativismo e a troca de saberes e culturas.

Sobre o edital

Até dez projetos serão selecionados pela comissão avaliadora durante os meses de novembro e dezembro, e a implementação e acompanhamento de cada um deles serão realizados durante o ano de 2025, com duração de 6 a 12 meses. A efetividade da inscrição no Edital de Projetos se dará com a submissão de projetos ao final do ciclo de oficinas, e a participação do projeto no edital dependerá da presença de pelo menos um representante da organização/grupo informal em todas as três oficinas realizadas.

Sobre o Parque Eólico Serra do Seridó

O Parque Eólico Serra do Seridó, localizado nos municípios de Junco do Seridó, Santa Luzia, Salgadinho e Assunção, representa o maior empreendimento da EDF Renewables na América do Sul. Formado por duas fases, o complexo totaliza 480MW de potência instalada, o equivalente ao abastecimento de mais de 1,5 milhão de lares brasileiros por ano, e evita a emissão anual de até 400 mil toneladas de CO2.

Sobre a EDF Renewables

A EDF Renewables é uma empresa global de energia que desenvolve, constrói e opera usinas de geração de energia renovável. Ator-chave na transição energética no mundo, a EDF Renewables implementa, dentro do Grupo EDF, projetos competitivos, responsáveis e com geração de valor. Em todos os países em que atua, nossas equipes se comprometem diariamente com os stakeholders locais, unindo sua expertise e capacidade de inovação no combate às mudanças climáticas. No final de 2023, a EDF Renewables operava uma capacidade instalada líquida de projetos eólicos e solares equivalente a 12,8 GW em todo o mundo. Presente principalmente na Europa e América do Norte, a EDF Renewables continua crescendo e se posicionando em mercados promissores como Brasil, China, Índia, África do Sul e no Oriente Médio. Mesmo com a forte participação em eólica onshore e solar fotovoltaica, a Companhia também atua em eólica offshore e flutuante, bem como em novas tecnologias como armazenamento de energia, solar flutuante e agrovoltaico. No Brasil desde 2015, a EDF Renewables é um importante agente do setor de energia renovável, totalizando mais de 1,8 GW em projetos viabilizados de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba.