Home
Quem somos
Nossos projetos
Nossos compromissos
Comunicação
Carreira
Contato
EDF Renewables inicia operação comercial plena da fase 2 do Parque Eólico Serra do Seridó
Rio de Janeiro, 18 de julho de 2024 – A EDF Renewables Brasil anunciou a entrada em operação comercial plena da fase 2 do Parque Eólico Serra do Seridó, localizado nos municípios de Junco do Seridó, Santa Luzia, Salgadinho e Assunção, na Paraíba.
Com as fases 1 e 2, Serra do Seridó representa o maior complexo eólico da EDF Renewables na América do Sul totalizando 480 MW de capacidade instalada. Juntas, as 2 fases serão capazes de gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a cerca de 1,5 milhão de lares ao ano e evitar a emissão anual de até 400 mil toneladas de CO2 ou 160 mil carros de circulação a cada ano.
A fase 2 possui uma capacidade total instalada de 237,8 MW e 41 aerogeradores e foi viabilizada exclusivamente no mercado livre, por meio de contratos de compra e venda de energia conhecidos por PPA (Power Purchase Agreement). A construção da fase 2 envolveu a contratação de mais de mil trabalhadores, sendo 35% de moradores locais. O investimento, que contou com uma parcela financiada pelo Banco do Nordeste, chega a mais de R$ 1,5 bilhão.
Como parte de seu compromisso com a comunidade local, a fase 2 do parque organizou diversas atividades, incluindo um curso de treinamento em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER-PB) para produtores rurais. Neste curso, eles aprenderam sobre a recuperação de áreas degradadas, a importância da agricultura familiar e a relevância do cultivo de umbu e caju para a economia local. O parque também realizou edições da iniciativa “Jornada Ambiental” em escolas locais, fornecendo conteúdo educacional sobre o bioma da caatinga, energia renovável e uso responsável dos recursos naturais.
“A entrada em Operação da segunda fase do Parque Eólico Serra do Seridó é um marco que reforça nosso compromisso com a energia renovável e com o avanço rumo a um futuro com neutralidade de carbono, contribuindo também com a estratégia de descarbonização de nossos clientes. Ao fornecer energia limpa e sustentável, contribuímos com a luta contra as mudanças climáticas e fomentamos o progresso socioeconômico nas localidades e comunidades onde operamos, fator crucial para uma transição energética justa e sustentável”, afirma André Salgado, CEO da EDF Renewables Brasil e VP LATAM.
A entrada em operação comercial plena da segunda fase de Serra do Seridó reafirma o compromisso de longo prazo da EDF Renewables com o Brasil e fortalece sua contribuição para uma transição energética justa, combinando soluções inovadoras, excelência operacional e responsabilidade socioambiental. No Brasil desde 2015, a EDF Renewables Brasil é um importante agente do setor de energia renovável, totalizando mais de 1,8 GW em projetos viabilizados de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba.
Sobre a EDF Renewables Brasil
A EDF Renewables é uma empresa global de energia que desenvolve, constrói e opera usinas de geração de energia renovável. Ator-chave na transição energética no mundo, a EDF Renewables implementa, dentro do Grupo EDF, projetos competitivos, responsáveis e com geração de valor. Em todos os países em que atua, nossas equipes se comprometem diariamente com os stakeholders locais, unindo sua expertise e capacidade de inovação no combate às mudanças climáticas. No final de 2023, a EDF Renewables operava uma capacidade instalada líquida de projetos eólicos e solares equivalente a 12,8 GW em todo o mundo. Presente principalmente na Europa e América do Norte, a EDF Renewables continua crescendo e se posicionando em mercados promissores como Brasil, China, Índia, África do Sul e no Oriente Médio. Mesmo com a forte participação em eólica onshore e solar fotovoltaica, a Companhia também atua em eólica offshore e flutuante, bem como em novas tecnologias como armazenamento de energia, solar flutuante e agrovoltaico. No Brasil desde 2015, a EDF Renewables Brasil é um importante agente do setor de energia renovável, totalizando mais de 1,8 GW em projetos viabilizados de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba.