EDF Renewables Brasil impulsiona a transição energética com novo empreendimento eólico no Nordeste

Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2023 – A EDF Renewables, um dos principais atores em energia renovável no mundo, iniciou a operação comercial da fase 1 do Parque Eólico Serra do Seridó, localizado nos municípios de Junco do Seridó, Santa Luzia, Salgadinho e Assunção, na Paraíba. A construção do empreendimento está alinhada com o propósito da EDF Renewables de promover um futuro neutro em carbono para as próximas gerações, impulsionando os investimentos em projetos de energia renovável e consolidando o setor no país.

Com investimento de cerca de R$ 1,4 bilhão, financiado pelo Banco do Nordeste e pelo Banco do Brasil (repassador do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste  – FDNE), o empreendimento conta com 44 aerogeradores e uma capacidade instalada de 242 MW. Cerca de 20% da energia da primeira fase do projeto foi comercializada no Leilão de Geração 04/2019 para o segmento regulado e o restante pela celebração de PPAs no mercado livre.

Estamos orgulhosos com a entrada em operação comercial desta primeira etapa de Serra do Seridó. É um marco  relevante para a EDF Renewables por ser o nosso primeiro parque no estado da Paraíba. Além da geração de energia a partir de uma fonte sustentável, o empreendimento traz benefícios significativos para a economia local, na geração de centenas de empregos diretos e indiretos ao longo de suas fases de implantação e operação”, afirma André Salgado, CEO da EDF Renewables Brasil e VP LATAM.

A construção da fase 1 do parque eólico contou com a implantação de um plano de contratação e capacitação de mão de obra local para que os moradores da área de influência direta do projeto tivessem condições de aproveitar as oportunidades. Mais de 900 pessoas foram contratadas durante a construção, sendo mais de 30% das proximidades do empreendimento. 

A partir de uma análise participativa das demandas sociais e ambientais locais, diversas ações foram realizadas, incentivando, assim, o lançamento de algumas iniciativas como o estabelecimento de convênios locais com clínicas veterinárias e a constituição de quatro cursos de formação profissional rural, fornecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), impactando um total de 66 pessoas. Um Programa de Orientação Cooperativista (POC) também vem sendo implementado a fim de apoiar na formação da estrutura de uma cooperativa para que os pequenos produtores de caprinos e bovinos da localidade da Barra, em Santa Luzia, possam ofertar os serviços e os produtos gerados pela futura Unidade Regional de Beneficiamento de Leite e Derivados, obtendo, assim, maior vantagem competitiva do que eles teriam se estivessem trabalhando individualmente.

O Parque Eólico Serra do Seridó é o primeiro empreendimento da EDF Renewables no estado da Paraíba e sua expansão já está em construção. Com a segunda etapa do projeto, o complexo corresponderá ao maior empreendimento da companhia na América do Sul. A estimativa é que as duas fases evitarão a emissão anual de cerca de 400 mil toneladas de CO2, o equivalente à emissão de mais de 160 mil carros em circulação por ano.

Sobre a EDF Renewables

A EDF Renewables é uma empresa global de energia que desenvolve, constrói e opera usinas de geração de energia renovável. Ator-chave na transição energética no mundo, a EDF Renewables implementa, dentro do Grupo EDF, projetos competitivos, responsáveis e com geração de valor. Em todos os países em que atua, nossas equipes se comprometem diariamente com os stakeholders locais, unindo sua expertise e capacidade de inovação no combate às mudanças climáticas. No final de 2022, a EDF Renewables operava uma capacidade instalada líquida de projetos eólicos e solares equivalente a 11,4 GW (18,5 GW bruto) em todo o mundo. Presente principalmente na Europa e América do Norte, a EDF Renewables continua crescendo e se posicionando em mercados promissores como Brasil, China, Índia, África do Sul e no Oriente Médio. Mesmo com a forte participação em eólica onshore e solar fotovoltaica, a Companhia também atua em eólica offshore e flutuante, bem como em novas tecnologias como armazenamento de energia, solar flutuante e agrovoltaico. No Brasil desde 2015, a EDF Renewables Brasil é um importante agente do setor de energia renovável, totalizando mais de 1,8 GW em projetos viabilizados de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba.