EDF Renewables Brasil e Governo do Ceará assinam acordo para desenvolvimento de planta de energia renovável

Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2023 – A EDF Renewables Brasil e o Governo do Ceará assinaram, nesta quarta-feira (16), um Memorando de Entendimentos (MoU, na sigla em inglês) para a elaboração de ações de mútua cooperação e intercâmbio, que terão como propósito promover a cadeia produtiva da indústria de hidrogênio verde no estado. A iniciativa está alinhada com as ambições do Grupo EDF em atingir 3 GW de eletrolisadores instalados mundialmente até 2030.

A assinatura do MoU com o Governo do Ceará é mais um importante marco que ratifica as nossas ambições e plano de crescimento no Brasil, além de contribuir com as metas de baixa emissão de carbono do Grupo EDF até 2030”, compartilha André Salgado, CEO da EDF Renewables Brasil.

A partir do acordo, a companhia planeja desenvolver estudos e analisar a construção de uma planta de produção de hidrogênio verde possibilitando, inclusive, uma aproximação com universidades locais.

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, ressaltou que a assinatura do memorando reforça o compromisso do governo em ampliar a produção de hidrogênio verde no estado. “Esse é mais um memorando assinado para atender a geração de oportunidades produtivas verdes e sustentáveis para o nosso parque industrial local, bem como para outros parques industriais, criando oportunidades de emprego, renda e de investimentos privados“, comenta.

Sobre a EDF Renewables

A EDF Renewables é uma empresa global de energia que desenvolve, constrói e opera usinas de geração de energia renovável. Ator-chave na transição energética no mundo, a EDF Renewables implementa, dentro do Grupo EDF, projetos competitivos, responsáveis e com geração de valor. Em todos os países em que atua, nossas equipes se comprometem diariamente com os stakeholders locais, unindo sua expertise e capacidade de inovação no combate às mudanças climáticas. No final de 2022, a EDF Renewables operava uma capacidade instalada líquida de projetos eólicos e solares equivalente a 11,4 GW (18,5 GW bruto) em todo o mundo. Presente principalmente na Europa e América do Norte, a EDF Renewables continua crescendo e se posicionando em mercados promissores como Brasil, China, Índia, África do Sul e no Oriente Médio. Mesmo com a forte participação em eólica onshore e solar fotovoltaica, a Companhia também atua em eólica offshore e flutuante, bem como em novas tecnologias como armazenamento de energia, solar flutuante e agrovoltaico. No Brasil desde 2015, a EDF Renewables Brasil é um importante agente do setor de energia renovável, totalizando mais de 1,8 GW em projetos viabilizados de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba.