EDF Renewables Brasil é a nova associada da Associação Brasileira do Hidrogênio

Rio de Janeiro, 11 de julho de 2023 – Seguindo o propósito global de acelerar a transição energética, a EDF Renewables do Brasil ingressou na Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2). A adesão reforça o papel estratégico da companhia e suas ambições no desenvolvimento de hidrogênio renovável no país, amplia a sua participação na discussão sobre o marco regulatório em relação ao tema, além de contribuir para um ambiente mais competitivo no mercado e no fomento da inovação e de pesquisas científicas. 

Segundo o Diretor de Negócios Emergentes da EDF Renewables, Sylvain Jouhanneau, a parceria com a ABH2 é um passo importante que reforça as ambições do Grupo EDF em atingir uma capacidade instalada global de 3 GW até 2030.

“O anúncio da EDF Renewables como novo membro da ABH2 foi recebido com muito entusiasmo. Acreditamos que esta parceria será estratégica abrindo novas oportunidades para trocar experiências e compartilhar o nosso know-how. O Brasil tem potencial para tornar-se um dos principais líderes na produção e exportação de Hidrogênio Renovável, e seus derivados, e queremos ser um ator-chave nesse movimento”, afirma Jouhanneau. 

Firme no propósito de avançar em um futuro energético neutro em carbono, a EDF Renewables do Brasil deixa de emitir, anualmente, mais de 1,7 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera considerando todos os seus empreendimentos no país. Com 1,8 GW em projetos viabilizados, a companhia considera o trabalho em conjunto com a ABH2 e seus associados uma possibilidade de ampliar as parcerias, abrindo novos caminhos para a criação de soluções diferenciadas para seus clientes.

A ABH2 apresentou crescimento expressivo em seu número de Associados Institucionais nos últimos três anos – reflexo direto do crescimento da energia do hidrogênio no Brasil -, tendo atualmente mais de 70 empresas associadas. Para Paulo Emílio de Miranda, presidente da entidade, a chegada da EDF Renewables fomentará novas iniciativas e ideias para o grupo. “O momento de transição energética que vivemos exige atividades expressivas e céleres que a impulsionem e, nesse sentido, o hidrogênio é grande protagonista. A associação da EDF Renewables à ABH2 é muito oportuna por trazer também a expertise da instituição ao grupo e enriquecer as discussões e atividades realizadas. O Brasil está caminhando para se tornar líder na produção e consumo de hidrogênio renovável e de baixo carbono, e a EDF Renewables representa peça importante para essa realização”, comenta.

EDF Renewables do Brasil:

No Brasil desde 2015, a EDF Renewables do Brasil é uma das líderes do país no setor de energia renovável somando mais de 1,8 GW em projetos viabilizados de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba. A EDF Renewables é uma empresa global de energia que desenvolve, constrói e opera usinas de energia renovável. Ator-chave na transição energética no mundo, a EDF Renewables implementa, dentro do Grupo EDF, projetos competitivos, responsáveis e com geração de valor. Em todos os países em que atua, nossas equipes se comprometem diariamente com os stakeholders locais, unindo sua expertise e capacidade de inovação no combate às mudanças climáticas.