Parque Eólico Ventos da Bahia inaugura casas de farinha

Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2023 – O Parque Eólico Ventos da Bahia inaugurou, no último dia 24, as casas de farinha do projeto social Maní. Localizadas em Bonito e Mulungu do Morro, na Bahia, as duas unidades contam com uma estrutura equipada com os maquinários necessários para o refino e embalagem da mandioca. A iniciativa, lançada pelas fases 1 e 2 do parque eólico, contou com um investimento de cerca de R$ 1,1 milhão, financiado por meio da linha de Investimentos Sociais de Empresas (ISE) do BNDES. O projeto, liderado pela EDF Renewables, foi fruto de diversos estudos junto à comunidade para entender as particularidades e necessidades locais.

“A ação social contribuirá para a geração de renda de cerca de 450 famílias de produtores rurais vinculadas às associações. A iniciativa busca fortalecer as atividades produtivas e trazer melhorias e desenvolvimento socioeconômico para a região, ratificando o nosso compromisso de longo prazo com o estado da Bahia, onde já atuamos desde 2017.” afirma André Salgado, CEO da EDF Renewables do Brasil e VP Latam.

Para aumentar a capacidade produtiva da unidade de Bonito, foram instalados painéis solares para ajudar a irrigar a área de plantio. A energia renovável será usada para alimentar uma bomba que levará a água do poço para um reservatório suspenso a 8 metros do solo, possibilitando a irrigação por gravidade. Já em Mulungu do Morro, foi construído um sistema cisterna-calçadão e calhas foram instaladas nos telhados para captação da água da chuva.

Além da construção das instalações e doação de equipamentos, o projeto Maní capacitou mais de 100 moradores de localidades próximas para o desenvolvimento sustentável do negócio e promoveu uma série de visitas a cooperativas e associações para apresentar aos produtores rurais exemplos de estruturas produtivas bem consolidadas, a fim de inspirá-los na condução das novas casas de farinha.

Estima-se que as unidades produtivas automatizadas possibilitarão um aumento na produção local de farinha de mandioca. A estimativa é que cada uma comporte até seis pessoas trabalhando simultaneamente e que sejam processados cerca de 100kg de mandioca por dia, podendo ser derivada em quatro diferentes produtos, como a farinha e a mandioca em palito.

“Com o projeto Maní, aprendemos como cultivar a mandioca de forma correta. Nós, agricultores, estamos muito felizes com a inauguração da tão sonhada casa de farinha e agradecemos em especial a EDF Renewables e a todos que fizeram parte do projeto. Através dessa oportunidade, percebemos que Bonito tem um grande potencial para a policultura”, afirma Ana Lídia Macedo, moradora da comunidade quilombola Cabeceira do Brejo.

O evento de inauguração contou com a participação das prefeituras de Bonito e Mulungu do Morro, dos presidentes das associações de produtores locais, dos beneficiados pelo projeto e da comunidade local.

Sobre o Parque Eólico Ventos da Bahia:
O parque é composto por três fases que somam um investimento total de R$ 1,85 bilhão, financiado pelo BNB e BNDES. Ventos da Bahia possui 108 aerogeradores, com capacidade instalada total de 365 MW – o equivalente ao consumo anual de cerca de 900 mil lares brasileiros –, e evita a emissão de cerca de 260 mil toneladas de CO2 ao ano. O ativo conta com diversos contratos de venda de energia no mercado livre (ACL) e no mercado regulado (ACR). Atualmente, Ventos da Bahia é controlado pela EDF Renewables e a Omega Energia.

EDF Renewables do Brasil:
No Brasil desde 2015, a EDF Renewables do Brasil é uma das líderes do país no setor de energia renovável somando mais de 1,8 GW em projetos viabilizados de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba. A EDF Renewables é uma empresa global de energia que desenvolve, constrói e opera usinas de energia renovável. Ator-chave na transição energética no mundo, a EDF Renewables implementa, dentro do Grupo EDF, projetos competitivos, responsáveis e com geração de valor. Em todos os países em que atua, nossas equipes se comprometem diariamente com os stakeholders locais, unindo sua expertise e capacidade de inovação no combate às mudanças climáticas.