Parque Eólico Ventos da Bahia inaugura espaço educativo em Bonito

Rio de Janeiro, 22 de fevereiro de 2022 – O espaço educativo Jovens em Ação, lançado pelas fases 1 e 2 do Parque Eólico Ventos da Bahia – que tem como um dos controladores a EDF Renewables do Brasil – foi inaugurado em Cabeceira do Brejo, no município de Bonito. A iniciativa, criada por meio da linha de Investimentos Sociais de Empresas (ISE) do BNDES, vai beneficiar oito comunidades do entorno do parque, atendendo, além de Bonito, o município de Mulungu do Morro.  

O projeto, desenvolvido pela EDF Renewables do Brasil e executado pela Marrikah Consultoria, tem o objetivo de fortalecer o protagonismo de jovens produtores rurais e capacitá-los para o mercado de trabalho. Além da construção e entrega do espaço educativo entre os meses de fevereiro e abril, o Parque Eólico Ventos da Bahia oferecerá cursos gratuitos de leitura, produção de textos, oratória e informática. Os cursos, desenvolvidos especialmente para os moradores locais a partir de um diagnóstico realizado junto aos participantes das duas primeiras etapas (liderança sistêmica e AgroJovem, em parceria com o SENAR), serão oferecidos para até 40 alunos. 

“Buscamos impactar de forma positiva a população onde os nossos empreendimentos estão localizados e, para isso, temos a responsabilidade social e ambiental como um dos nossos principais compromissos. Com a concretização desse projeto, colaboramos efetivamente na formação profissional dos jovens produtores rurais, além de promover autonomia comunitária”, diz André Salgado, CEO da EDF Renewables do Brasil e diretor Latam. 

Com 165 m2, o espaço conta com duas salas de aulas, sanitários, copa, almoxarifado, escritório administrativo e equipamentos de informática. Além disso, o espaço educativo do projeto Jovens em Ação fica ao lado de uma escola e poderá ser usado como ponto de apoio para as aulas. Após a conclusão dos cursos gratuitos oferecidos pelo Parque Eólico Ventos da Bahia, a gestão do espaço para novas aulas e cursos será de responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura de Bonito.  

Sobre a EDF Renewables 

A EDF Renewables é uma empresa internacional líder em energias renováveis, com capacidade instalada bruta de 13,8 GW em todo o mundo. Seu desenvolvimento é focado principalmente em energia eólica e solar fotovoltaica. A EDF Renewables opera principalmente na Europa e na América do Norte, mas continua crescendo e se estabelecendo em regiões promissoras, como Brasil, China, Índia, África do Sul e Oriente Médio. A empresa também tem posições fortes em energia eólica offshore e em outras áreas da indústria de energias renováveis, como energia distribuída e armazenamento de energia. A EDF Renewables desenvolve, constrói, opera e mantém projetos de energias renováveis, tanto para si como para terceiros. A maioria de suas subsidiárias internacionais tem a marca EDF Renewables. No Brasil desde 2015, a EDF Renewables Brasil encontra-se entre as líderes do país no setor de energia renovável totalizando 1,3 GW em projetos, instalados e em construção, de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba.